Como lidar com emoções negativas
Quantas vezes ouviu um “Não fique triste” em um momento de dor?
Vivemos em uma sociedade onde devemos ser fortes o tempo todo e que nossas tristezas devem ser colocadas debaixo do tapete. Como lidar com emoções negativas quando somos ensinados a rejeitá-las?
Esse tipo de comportamento não resolve o problema, na verdade o prolonga e acaba se transformando em uma bola de neve.
Para uma vida harmoniosa, felicidade e tristeza devem conviver em equilíbrio. Não tem como ser feliz o tempo todo, e temos que aprender a lidar com essa montanha russa chamada VIDA.
Por um lado otimista, devemos passar por certas situações para nos fazer amadurecer, enxergar as situações de uma nova perspectiva e começar a agradecer por tudo de bom que temos e somos.
Certos sentimentos trazem autoconhecimento, portanto, viva essa dor, mas analise, aprenda, aceite e transforme essa situação.
Um modo que pode te ajudar a alinhar as coisas e rever as prioridades é a introspecção. Porém, é importante ficar atento, apesar da tristeza fazer parte de nossa onda de sentimentos, caso ela se prolongue, é importante buscar ajuda profissional.
Dicas para passar por esse período de uma maneira mais leve:
Ouça suas emoções
Ninguém gosta de encarar a tristeza ou o fato que a está causando, porém, camuflar o sentimento e mascarar sua existência não vai te ajudar. Reprimi-lo só vai aumentar a estadia dele, então, reflita sobre tudo e permita-se sentir para que assim, seja possível passar por essa etapa de forma saudável.
Observe o que está ao seu alcance para ser mudado, e aceite aquilo que não está em suas mãos.
Agradeça mais
Em momentos de tristeza, existe uma tendência nossa a jogar tudo para o alto, reclamar e olhar apenas o lado negativo dos fatos. Essa atitude vai te fazer afundar ainda mais em sentimentos que vão se hospedar por um período maior.
Olhe sua volta, o que tem de bom por aí? Olhar para o lado bom da sua vida e as possibilidades, ajuda a manter a mente equilibrada e positiva , ah e lembre-se sempre de agradecer todos os dias.
Cuide de si
Reflita sobre a tristeza, mas não mergulhe nela. Busque realizar o autocuidado, descobrindo e praticando hobbies, praticando atividade física, planejando a próxima viagem, indo ao cinema, mantendo pensamentos negativos longe, reconhecendo suas qualidades, e principalmente, se autoconhecendo.
O cuidado com seu corpo, mente e intelecto vai te trazer auto estima, e consequentemente, autoconfiança para lidar com seus desafios.
Inteligência emocional
Inteligência emocional é saber lidar com suas emoções em momentos intensos, sejam eles positivos ou negativos, dominando os sentimentos e expressando eles de forma adequada em cada cenário, sem ser levado pelo impulso daquela emoção.
Somos humanos, e falhos, e a inteligência emocional vai te ajudar a reagir de uma maneira mais assertiva, amenizando possíveis danos.
Um ponto importante para você se lembrar: o controle das emoções não é sobre controlar os sentimentos, e sim sobre suas reações e ações após o sentimento.
Autoconhecimento
Autoconhecimento é um dos instrumentos mais poderosos para dominar e só ele é capaz de nos aproximar do nosso maior objetivo: a felicidade. Apenas você tem consciência e é capaz de reconhecer e mudar seus comportamentos que não estão te fazendo bem por outros melhores!
Conhecer a si mesmo só aumenta as chances de controlar suas emoções e seus impulsos, aprender a lidar com os conflitos, aceitar as transformações e conviver com o outro de forma mais harmoniosa.
Faça atividade física
A atividade física traz diversos benefícios tanto na saúde física como na mental. Auxilia na redução do estresse, disposição, ânimo e na liberação de hormônios ligados ao bem estar.
Mesmo aos que não gostam de se exercitar, temos uma infinidade de atividades que podemos fazer e ainda sim, desfrutar de todos esses benefícios.
Espero que esse artigo tenha te ajudado de alguma forma, me conte nos comentários sua experiência 🙂