Chaves para a comunicação de sucesso
Já teve uma ideia incrível ou quis expor um fato para alguém e não conseguiu fazê-lo por medo de falar ou de ser mal interpretado? Pois é, esse é um dos medos que meus alunos mais se queixam. Saber como se expressar em diferentes ocasiões é uma das chaves para a comunicação de sucesso.
Como sempre digo, ter uma boa comunicação, seja ela verbal ou não verbal, é uma das principais competências avaliadas em bons profissionais. E ela não é só importante para a vida profissional, mas para a vida pessoal também. Quantos conflitos desnecessários poderiam ser evitados se não houvesse ruídos na comunicação em determinadas situações?
Seja em processos seletivos, em uma conversa com um amigo, no fechamento de um contrato ou até mesmo para conquistar um amor, usamos da comunicação.
São inúmeras as situações que podemos citar, mas vamos partir para a ação! Vou deixar aqui 5 técnicas para você começar a colocar em prática hoje mesmo! Vamos lá:
#1 Saiba quem você é e tenha orgulho disso
Qual imagem você quer passar?
Se cuide, busque autoconhecimento e autoconfiança. Você é sua marca! A forma como você se enxerga é a percepção que os outros terão de você. Busque sempre sua melhor versão. Entretanto, não faça isso por ninguém, faça por você.
Sabe aquela pessoa confiante que onde passa, marca presença e cativa, seja pela educação, vestimenta ou a forma como se porta? Então, o poder pessoal vem de dentro pra fora.
Quando você começar a conquistar esses atributos, automaticamente os outros vão apreciar sua verdade.
#2 Observe
Cores, gestos, postura, texturas e palavras. Tudo comunica. Então porque não explorar e dar a devida importância a essas habilidades?
Ninguém vive em total isolamento e nem somos auto suficientes para isso. Somos seres de relacionamentos. Deixar de lado a comunicação significa perder oportunidades de construir bons relacionamentos, principal ponto para prosperar em qualquer âmbito de nossas vidas.
Observe os outros, como eles se portam, se vestem, veja o que é útil agregar em sua vida, e descarte aquilo que percebeu que não agrega em nada.
Você também pode aprender consigo mesmo. Grave-se, ouça seus áudios, dessa forma, vai saber o que precisa aprimorar.
#3 Networking
Networking nada mais é do que um termo utilizado para definir a capacidade de uma pessoa em estabelecer e cultivar uma rede de contatos.
Ele ocorre com parcerias ou investimentos diretos no seu negócio, mas lembre-se: essa não é uma relação onde você só ganha, ela deve ser vantajosa para todos que estão nela, e você deve se esforçar para que isso aconteça — seja com conhecimento ou intermediando novas conexões.
Nele você terá a oportunidade de se inspirar em pessoas, melhorar e fortalecer os relacionamentos, fazer novas amizades, desenvolver habilidades, ter crescimento profissional, acompanhar novidades, ter acessos a oportunidades, apoio e direção de pessoas mais experientes.
#4 Se prepare
Todo mundo já deve ter ouvido o ditado “a primeira impressão é a que fica”, pois bem, evite falar o que não tem um conhecimento concreto, fuja do “falar por falar”, especialmente em público. Estude sempre, busque informações a respeito do que quer transmitir, estude sobre sua área, estude sobre comunicação e extraia o seu potencial máximo.
Todo momento é uma oportunidade de se fazer networking, e isso vai muito além de dizer seu nome, idade e o que você faz, a apresentação pessoal é entender a melhor forma de fazer isso para cada tipo de público.
#5 Na prática
Mostrei os principais pontos do porque é tão importante desenvolver sua comunicação, entretanto, vou deixar umas dicas rápidas que podem ser aplicadas agora mesmo no seu dia a dia e que vão facilitar as suas relações pessoais e profissionais. Vamos nessa?
- Reflita antes de falar – isso pode evitar passar a mensagem errada para a pessoa errada
- Melhore sua dicção – as pessoas vão compreender melhor se você falar de forma clara. Leia, assista filmes legendados e ouça seus áudios para perceber os pontos de melhoria.
- Ouça – pratique a escuta ativa, e se coloque no lugar do outro.
- Linguagem corporal – o corpo fala e é importante ficar atento às mensagens que ele passa.
Espero que esse artigo te auxilie em adquirir uma nova forma de se comunicar 🙂 Compartilhe com amigos para essa mensagem chegar mais longe.