Saber os benefícios e a importância de desenvolver e conquistar autoconfiança além de trazer uma série de benefícios pessoais, vai te fazer poupar tempo. Mas Wagner, como assim?
Quando você deixa de se preocupar e gastar energia se preocupando com coisas que não são importantes, e que vai por mim, na MAIOR parte dos casos são apenas coisas frutos da sua imaginação, você terá muito mais energia para focar no que realmente é importante.
Praticar essa consciência e se ouvir vai ser o primeiro passo que vai te fazer conquistar coisas que jamais imaginou. Nada mais gratificante do que estarmos bem com nós mesmos, isso traz autoestima, melhora nossos relacionamentos pessoais, profissionais e permite com que a gente alcance objetivos de forma muito mais prática.
Como desenvolver autoconfiança
Muitas vezes a auto sabotagem surge quando focamos apenas em nossos defeitos e não conseguimos enxergar nossas qualidades. Com o tempo, já estamos tão acostumados a ficar no fundo do poço que só aceitamos, eis que surgem os “Eu não sou bom”, “Eu não sei fazer nada”, “Jamais vou conseguir liderar uma equipe”, ”Eu não tenho sorte” e por aí vai. Existem tantas desculpas que nem consigo mensurar aqui.
No entanto, todas essas suposições estão erradas. A autoconfiança exige prática e precisa vir de dentro. Quando sabemos e colocamos nossas qualidades acima dos defeitos, somos blindados das ocorrências que possam surgir.
A autoconfiança não é desenvolvida da noite para o dia, é um trabalho constante que requer policiamento diário, e nesse artigo vou te ajudar com algumas técnicas, vamos lá?
O que preciso para desenvolver auto confiança:
Não se comparar com os outros
Com a vida virtual, é cada vez mais rotineiro surgirem as comparações. Vendo as redes sociais de fulano, podemos fazer comparações mínimas que aos poucos, podem te levar para baixo. Precisamos ter em mente que normalmente, compartilhamos os momentos bons, e que todos temos nossos altos e baixos para lidar.
Não podemos deixar de citar as comparações da vida real, como o aumento de salário do amigo ou a viagem que fulano fez. Como diz o ditado “A grama do vizinho é sempre mais verde”.
Quanto mais comparações fazemos, mais nos colocamos pra baixo e questionamos nossas capacidades e qualidades.
A vida não é uma competição, e todos estão correndo atrás dos seus objetivos, então, por que perder tempo fazendo comparações sendo que podemos focar essa energia na realização dos objetivos?
Cuide de seu corpo e mente
Realizar o autocuidado é uma prioridade. Inicie cuidando mais de você, descobrindo e praticando hobbies, atividade física, mantendo pensamentos negativos longe, reconhecendo suas qualidades, e principalmente, se auto conhecendo.
O cuidado com seu corpo, mente e intelecto vai te trazer auto estima, e consequentemente, autoconfiança.
Amor próprio
Antes de mais nada, o amor próprio é a fonte do nosso poder pessoal, no trabalho por exemplo, pessoas com autoestima normalmente são mais rápidas, falam assertivamente e lutam pelos seus objetivos de forma clara. Uma pessoa com autoestima acredita em si mesma.
Para elevar a autoestima é preciso:
– Valorizar suas qualidades e aprender com seus defeitos;
– Manter-se em forma física (gostar da imagem refletida no espelho);
– Aprender com a experiência passada;
– Saber que merece ser amado (a).
– Fazer todo dia algo que o deixe feliz. Pode ser coisas simples como cozinhar, ler ou fazer atividades físicas.
Se arrisque, a vida é curta
Quantas vezes deixou de fazer algo e se arriscar por medo?
A confiança também está atrelada a prática e ação! Enfrente seus medos que se transformam em falta de autoconfiança. Tem medo de falar em público? Liderar uma reunião? Ou de chamar alguém para um encontro? Enfrente! Estamos aqui para correr riscos e viver intensamente.
Felizmente, abraçar um pouco de auto dúvida pode realmente ajudá-lo a um melhor desempenho, você não terá uma segunda chance, então agarre todas as oportunidades. Aja com autoconfiança e acredite que você pode ter sucesso, mesmo quando parece uma possibilidade distante.
Não tem como não citar aquele clichê: “Não há como ter resultados diferentes fazendo sempre as mesmas coisas”.
Cuidado com as pessoas que te cercam
Quem nunca teve contato com pessoas negativas que estão o tempo inteiro reclamando e se auto depreciando?
Da mesma maneira que seus próprios pensamentos, o humor e os comportamentos alheios também influenciam na sua autoconfiança. Um círculo social pessimista tende a aumentar suas inseguranças.
Fique próximo a pessoas que sempre te levem para cima, te ajudem a ver o seu melhor lado e que o inspire a buscar melhorias constantemente.
Gostou? Espero que esse artigo te ajude a se ver da melhor forma possível. Se cuide, se ame e evolua!