Comunicação como fonte de poder pessoal
Seja qual for a ocasião, a comunicação é indispensável ao ser humano, porém, saber se comunicar nem sempre é tarefa fácil; é preciso analisar e ter bom senso para passar a mensagem correta no momento apropriado.
Entretanto, qual a relação da comunicação e o poder pessoal?
Você já conversou com alguém que te cativou no primeiro instante? Ou já assistiu uma palestra que te prendeu do início ao fim?
Existem diversas qualidades que podem fazer você se destacar diante do outro, porém, existe uma que faz uma ponte entre diversas oportunidades: A sua comunicação.
Já conversei com diversas pessoas que tinham um diálogo monótono e frio. Que falavam de suas profissões e paixões de forma apática. Seja qual for sua área de atuação, ou até mesmo no ambiente em que está inserido, ter uma boa conversa cativa e atrai pessoas.
Contudo, a falta de uma comunicação assertiva traz outros problemas, ela pode afastar pessoas e te desviar de boas oportunidades, trazendo a falta de autoestima e autoconfiança.
Comunicação é poder
As pessoas normalmente pedem para você explicar novamente o que acabou de dizer, porque não ficou claro? Já foi mal interpretado e acabou enfrentando problemas por conta disso? Quantas vezes a falta de informação gerou fofocas e mal entendidos?
Pois é, em um mundo concorrido o poder está nas mãos de quem sabe se comunicar bem!
Você já parou pra pensar no quanto a sua comunicação pode impactar sua vida? Por meio da linguagem verbal e não-verbal nos relacionamos com o outro.
Observe pessoas que você admira, normalmente eles possuem uma fala persuasiva e uma grande autoconfiança, podemos citar grandes comunicadores como Barack Obama, Martin Luther King, Nelson Mandela e Silvio Santos.
A comunicação te conecta com oportunidades, atrai pessoas, melhora seus relacionamentos pessoais e profissionais, te torna um profissional requisitado e respeitado, e tudo isso aumenta sua autoestima, autoconfiança e poder pessoal.
Tudo está interligado, e vou deixar aqui algumas técnicas para mudar sua comunicação e melhorar sua autoconfiança, vamos lá?
Seja gentil consigo mesmo
O primeiro, e mais importante de todos: o amor próprio é a fonte do nosso poder pessoal. O primeiro passo para enfrentar sua baixa autoestima e seus medos é encará-los e tentar entendê-los. Procure a raiz de seu problema. Ao fazer um processo de introspecção, torna-se mais fácil ver o porquê de certos problemas.
Faça um diálogo interno e caso veja necessidade, procure ajuda de um profissional.
- Faça uma lista sobre suas competências e restrições.
- Descreva seus pontos positivos e negativos;
- Pergunte-se: quais pontos posso melhorar para ter mais confiança em mim?
- Quais são os atributos que gosto em mim e acho que sejam um diferencial?
- Quais circunstâncias me deixam desconfortável e inseguro?
- Qual é a melhor forma de vivenciá-las, caso eu não possa evitá-las?
Sabendo as respostas e se autoconhecendo melhor, você vai saber quais são seus pontos fracos e pontos fortes, e vai saber por onde começar.
Checklist da comunicação
- Se comunique de forma objetiva e simples, proporcionando para seu interlocutor clareza e objetividade;
- Aprenda ouvir e compreender o outro;
- Pense antes de falar;
- Observe seu tom de voz, ritmo e entonação;
- Atente-se a linguagem corporal;
- Fique atento se o interlocutor compreendeu a mensagem e, se for necessário, a repita;
- Utilize palavras que tornam sua fala mais gentil como “por favor” e “obrigado”;
- Não interrompa enquanto o outro estiver falando;
- Tente colocar-se no lugar do outro, ao fazer isso, vai conseguir visualizar outras visões de mundo, e consequentemente aprender, por mais que tenha opinião oposta;
- Estude e amplie seu vocabulário.
Espero que esse artigo tenha te ajudado de alguma forma, bem-vindo ao seu novo modo de comunicar 🙂