Você tem a sensação que ninguém presta atenção quando você fala?
Imagina um almoço de domingo, todo mundo falando, família reunida, todos conversando e você tenta falar alguma coisa… ninguém presta atenção. Você tenta falar de novo, ninguém dá bola. Tenta uma terceira vez e você se sente como se fosse invisível.
O que acontece para um assunto não ser interessante para o outro?
Existem diversos motivos que podem levar para esse tipo de problema. Vou citar alguns deles aqui e se você identificar algum deles, já comece a trabalhar para mudar isso.
1) Se você é uma pessoa muito ansiosa: é preciso achar o momento certo para falar. Se entrar no meio do assunto antes que a pessoa termine a conclusão, pode ser que você não seja ouvido.
2) Não fale demais: quando a fala fica muito extensa e você não conclui o assunto, as pessoas tendem a ficar irritadas e começam a falar para cortar o assunto.
3) Esteja presente: preste atenção no que o outro diz, isso fará com que você participe falando sobre o assunto de maneira mais assertiva.
4) Fale de maneira clara: articule as palavras, abra mais a boca para falar, faça gestos leves com as mãos… isso ajuda a sua fala a ser mais expressiva e a chamar mais atenção das pessoas.
9) Fala muito baixo? é importante que as pessoas entendam o que você está falando, se você tem o costume de falar muito baixo, ou falar para dentro, é preciso colocar a voz para fora.
Coloque mais energia em sua voz, principalmente em ambientes com muitas pessoas falando. Se você não impor sua voz, dificilmente conseguirá ser ouvido.
Vamos a outra situação
Você vai participar de uma reunião extremamente importante. Elaborou sua apresentação com todo o cuidado. Sabe exatamente o que vai falar, afinal, foram semanas se dedicando para esse momento.
Mas você pensou em como manter a atenção do público durante toda a apresentação?
Vou trazer algumas orientações para te ajudar com isso
- Se atente ao seu tom de voz, a entonação e a energia com que você fala. Muitas pessoas falam de forma monótona, mantendo apenas um tom de voz do começo ao fim e isso causa sono. Procure oscilar sua voz, de acordo com o assunto em questão, e sempre dando ênfase as palavras.
- Procura não ficar muito parado no mesmo lugar, com as mãos no bolso ou com as mãos fechadas na frente ou atrás do corpo, isso pode passar timidez e insegurança. Procure usar as mãos para expressar o que você está falando, e lembre-se, sem excessos. Mantenha os dois pés apoiados no chão, isso também traz uma sensação de segurança e autoconfiança para quem está falando e para quem está assistindo.
- Evite os vícios de linguagem, eu sempre falo sobre isso em meus treinamentos e nas redes sociais. Os famosos “neh”, “aham”, “então”, “ééé”, “íííí” acabam com toda sua apresentação e credibilidade.
- Treine, treine e treine: Fale em frente ao espelho, grave vídeos e veja quais mudanças precisam ser feitas. A sua percepção da apresentação não é a mesma do outro, e o hábito de gravar-se pode trazer à tona riscos que poderia ter na apresentação.
Concentre-se e esteja mais seguro de si.
Pessoas seguras conquistam a atenção do outro. Organize seus pensamentos e formule bem suas frases, assim garantirá uma maior atenção do outro.
Existem muitas outras técnicas que você poder usar para fazer uma apresentação ou reunião de sucesso e despertar a atenção das pessoas. Em meus cursos e treinamentos eu me aprofundo mais sobre isso, mas essas que citei aqui já irão transformar sua apresentação e te trazer mais confiança.
Como está sua autoestima?
Qual o primeiro pensamento que vem em sua mente ao falar de autoestima? Se a resposta for “sentir-se bonito(a)”, você precisa saber mais sobre.
A autoestima envolve uma série de aspectos, como:
- Autoconfiança;
- Segurança;
- Autoimagem: a forma como você se vê;
- Valor que você tem por você.
A formação da sua autoestima é baseada nos contatos familiares, amorosas, escolares, profissionais, entre outros. Desta forma, quem vivencia situações em que se sente ignorado e que ninguém presta atenção quando fala, geralmente, possui uma percepção negativa de si próprio.
Como melhorar a autoestima:
- Valorizar suas qualidades e aprender com seus defeitos;
- Não se comparar a outras pessoas;
- Acreditar que merece ser amado(a) e é especial;
- Fazer todo dia algo que o deixe feliz. Pode ser coisas simples como cozinhar, ler ou fazer atividades físicas.
- Aprender a falar não;
- Se relacionar com pessoas e ambientes que te valorizem.
Depois de aplicar as dicas, como tornar uma conversa mais interessante e parar de se sentir ignorado?
- Mantenha o contato visual enquanto fala e ouve.
- Ouça com atenção e espere o momento certo para falar.
- Mantenha o foco da conversa. Não se distraia no celular ou com outros pensamentos.
- Jamais interrompa a fala da outra pessoa.
- Fale no tom e no volume adequado.
- Facilite a compreensão prestando atenção à velocidade e a clareza na pronúncia das palavras.
Quem fala bem se relaciona melhor com todos e tem uma vida pessoal e profissional muito melhor!
Gostou? Espero que esse artigo te ajude!
Entre em nossa comunidade do Telegram e receba mais dicas como essa.