A importância de controlar suas emoções
Já explodiu de raiva e falou o que não devia? O medo te impede de realizar seus sonhos? Engole sapos até explodir? Entender a importância de controlar suas emoções é uma tarefa fundamental. Sejam elas positivas ou negativas, elas podem ativar reações imediatas caso você não coloque em prática o seu controle emocional.
No último ano fomos expostos a todos os tipos de mudanças, notícias negativas e incertezas. A pandemia fez com que todos tivessem mais convívio familiar, desafios no trabalho, vida pessoal e amorosa, e a falta de controle emocional ficou ainda mais em evidência e nos trouxe a certeza de que sim, devemos cuidar e entender nossos sentimentos, para que assim, a gente não afete o outro. Ter consciência de suas emoções: seja raiva, tristeza, frustração ou tantas outras emoções vai te trazer uma vida mais equilibrada e plena.
Nosso cérebro é uma máquina, e é importante saber como comandá-lo para que os seus pensamentos e atitudes não o dominem. Vamos entender mais sobre as emoções? Continue lendo esse artigo.
O que é inteligência emocional?
Inteligência emocional é saber lidar com suas emoções em momentos intensos, sejam eles positivos ou negativos, dominando os sentimentos e expressando eles de forma adequada em cada cenário, sem ser levado pelo impulso daquela emoção.
Somos humanos, e falhos, e a inteligência emocional vai te ajudar a reagir de uma maneira mais assertiva, amenizando possíveis danos.
Me responda uma pergunta, quantas decisões ruins você já tomou por conta do nervosismo, ou pelo auge da empolgação? Pois é, elas poderiam ter sido diferentes daquelas que tomaria com um maior controle das emoções.
Um ponto importante para você se lembrar: o controle das emoções não é sobre controlar os sentimentos, e sim sobre suas reações e ações após o sentimento.
Como fortalecer o seu controle emocional
Antes de tomar uma atitude e reagir no calor da emoção, seja boa ou ruim, é necessário pausar e respirar profundamente, avaliando a situação e tomando cuidado com sua próxima ação. Uma atitude simples que você pode adotar: Contar até 10, tomar um ar, e depois de refletir por um período, dar o próximo passo. Está no meio de uma conversa tensa? Não responda, peça um tempo e não seja imediatista.
Uma frase mal colocada, por exemplo, pode destruir uma carreira, amizade ou uma relação. E não é essa a intenção, certo?
Autoconhecimento
Autoconhecimento e o controle das emoções andam de mãos dadas, um depende do outro. Apenas você tem consciência do que pode ser um gatilho para tristeza, raiva ou qualquer sentimento.
Conhecer a si mesmo só aumenta as chances de controlar suas emoções e seus impulsos.
Permita-se sentir emoções negativas
Você já ficou triste e abalado com algo e ouviu um “Não fica triste”, “Não chora”?
Aprender a abraçar seus sentimentos vai permitir com que você se conheça e aprenda com suas dores. É humano ter emoções negativas e, por isso, não se sinta culpado por qualquer sentimento.
Você empurrar uma emoção para debaixo do tapete não vai fazer ela sumir, só vai aumentar o período dela em sua vida. Acolher sentimentos não significa manter eles em sua vida, ou ficar semanas chorando, mas estabelecer o quanto vai permitir com que ele fique e depois dar a volta por cima.
Observe
Observar as reações do outro pode te ensinar muito sobre como lidar com pessoas. Quem tem controle de suas emoções age de forma pensada evitando conflitos, analisando e buscando soluções de forma automática.
Ser cuidadoso com a forma de lidar com o outro não significa “passar pano” para qualquer tipo de atitude, mas sim, evitar discussões e buscar soluções. Acalme-se, ouça e analise.
Entendeu que controlar suas emoções é sobre você SE CONHECER e não sobre limitar o que sente?
Espero que esse artigo tenha te ajudado. Compartilhe em suas redes sociais 🙂