wagnerbaroni.com.br

Comunicação assertiva no ambiente de trabalho

comunicacao-assertiva-no-ambiente-profissional

Ter uma comunicação assertiva no ambiente de trabalho é fundamental para o sucesso profissional. Um dos grandes desafios que as empresas enfrentam atualmente é, encontrar profissionais que possuam uma comunicação eficaz e assertiva.

Essa característica está se tornando, cada vez mais, uma prioridade das empresas no momento do recrutamento e seleção de colaboradores.

O mercado está valorizando mais os profissionais que dominam a arte da comunicação, e essa realidade se estende a todas as áreas, principalmente aqueles que trabalham diretamente com o público, em atendimento a clientes, líderes de equipes, representantes, professores, médicos, psicólogos, políticos, entre outros.

Portanto, quem sabe se comunicar de forma clara, objetiva, sabe convencer, orientar, persuadir e resolver problemas através da comunicação, sempre sai na frente.

comunicar-positivamente-promove-mais-felicidade


Não podemos continuar analfabetos em nos comunicar

Com o mercado cada vez mais competitivo, a comunicação deixou de ser uma necessidade, para tornar-se indispensável. Estamos sempre vendendo uma ideia, produto ou serviço, mas nunca pensamos se o que estamos transmitindo está sendo bem entendido pelo nosso interlocutor.

Outras vezes temos profissionais tecnicamente preparados, mas que não sabem se comunicar com a equipe, motivar e ouvir o grupo. Se você é um empresário, empreendedor, gerente ou líder, reflita: é necessário comunicar-se com clareza e objetividade, com uma linguagem positiva para que nossas ideias sejam bem entendidas.

Você já percebeu que pessoas de sucesso sempre se comunicam bem?
Isso não é uma coincidência.

O profissional pode ser completo, preparado e ter todo o conhecimento de sua área, mas se não souber se comunicar, como ele mostrará suas habilidades e ideias?

Como terá bons relacionamentos com seus colegas de trabalho?

O que normalmente acontece: este profissional não será reconhecido, resultando em desmotivação e muitas outras situações.

equipe-lideranca-promocao-resultados

A comunicação assertiva no ambiente de trabalho é, sem dúvida, peça chave, e colaboradores que possuem essa habilidade mantém ótimos relacionamentos, contribuindo para um bom clima corporativo.

Independente de sua profissão, aprender a se comunicar é essencial para alcançar sucesso em sua carreira.


Como se comunicar no local de trabalho:

Prepare-se

Se prepare antes de uma apresentação ou reunião, de forma técnica e emocional. Evite improvisos, organize suas ideias, selecione os melhores argumentos, apresente números e estatísticas, elas darão mais credibilidade.

Prepare-se também para objeções, lembre-se que para argumentar de forma assertiva, coloque-se sempre no lugar do outro, entendendo como ele pensa, quais são seus valores e expectativas. Mostre ao seu interlocutor que seus objetivos são os mesmos, vocês apenas têm caminhos diferentes para chegar até lá.

Escute

Não adianta comunicar-se bem sem aprender ouvir o outro. Para ser um bom comunicador é essencial ser um bom ouvinte. Só assim você vai saber como atender as expectativas de forma eficaz.

É importante prestar atenção no que o outro está falando, sem ficar formulando o próximo argumento para vencer a discussão.

Seja transparente

Nada pior para uma empresa que a falta de transparência entre a equipe, isso gera conflitos, problemas internos e ruídos na comunicação.

Respeite

Entenda o lado do outro, seu ponto de vista, sua opinião e perspectivas. Cada pessoa tem suas próprias experiências e jamais saberemos de tudo, quando estamos abertos aprendemos e evoluímos com o outro.

Tom de voz e postura

Gestos, posturas e o tom de voz dizem muito sobre a mensagem a ser passada. Não é somente o que diz que importa, a forma como ela é transmitida também, nossa comunicação não verbal pode transmitir impressões positivas ou negativas.

Use um tom de voz que passe segurança e que seja agradável, sempre olhe nos olhos de seu interlocutor, movimente-se e faça gestos de forma harmoniosa.

conter-impetos-agressivos-na-comunicacao-profissional


Dê feedbacks positivos

Lembre-se sempre, o objetivo não é magoar o outro usando uma linguagem que afeta o lado pessoal ao invés de criticar o fato, isso coloca a pessoa na defensiva. Use linguagens positivas e pontue o fato, o que a pessoa precisa melhorar a nível técnico e comportamental.

Alem disso, com essa abordagem você levará o colaborador a obter os melhores resultados de acordo com os objetivos da empresa.

Inteligência emocional

Ter controle sobre suas emoções é fundamental para que você se comunique sem interferências de emoções negativas, sem transmitir que está ansioso(a) com raiva ou nervoso(a).

Se você sentir que está em um momento de irritação, procure restabelecer seu controle emocional para que consiga se comunicar com segurança e tranquilidade.

Quer saber mais? Clique aqui e entre nessa comunidade que fala tudo sobre comunicação. 

Gostou do artigo?

Deixe seu comentário abaixo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *