Já aconteceu em determinado momento em que perdeu a cabeça e falou o que não devia e se arrependeu? Às vezes a melhor coisa que fazemos é não dar uma resposta.
O que fazer para evitar arrependimentos nos momentos de tensão?
Parar e pensar, nem que seja por alguns segundos é necessário, e pode ajudar a não falar algo que você vai se arrepender instantes depois. É importante saber o momento de ficar quieto e apenas ouvir. Pode parecer difícil, mas, com o tempo e experiencia de vida, aprendemos cada vez mais que em determinados momentos, o mais saudável que podemos fazer é esperar a poeira baixar, e assim, evitar uma briga.
Algumas pessoas percebem o que foi feito na hora, tem pessoas que demora horas, dias ou que nunca reconhecem o erro porque pensavam estar com a razão. Um pedido de desculpas é a coisa mais importante que podemos fazer. Para muitos, é difícil aceitar que estão errados, porque acham que isso os minimiza. Entretanto, é importante ter maturidade para reconhecer que podemos cometer erros que afetam o outro e assumir a responsabilidade pelo que fazemos.
Uma frase mal colocada, por exemplo, pode destruir uma carreira, amizade ou uma relação. E não é essa a intenção, certo?
Muitas pessoas dizem “ah mas eu fui sincero!” Não confunda sinceridade com grosseria ou “personalidade forte” como algumas pessoas chamam por aí.
Como eu posso melhorar isso?
1- Se perguntar “Vale a pena?”
Pare, respire e se pergunte “Vale a pena brigar?”. Na maioria das vezes, as brigas ocorrem por coisas bobas e muitas vezes, cotidianas, e o pior de tudo, podemos fazer tempestade em copo d’água que nos fazem perder a cabeça momentaneamente a troco de nada. Vai valer a pena mais essa discussão que pode custar o seu dia?
Não leve adiante uma briga por orgulho. Lembre-se sempre, abandonar esse tipo de situação não é uma atitude covarde ou vergonhosa, isso apenas mostra que você é uma pessoa forte e que sua tranquilidade vale muito mais.
2- Calar e praticar o silêncio
Difícil não? Porém, quando sentir raiva ou vontade de ofender alguém, ficar quieto é sempre a melhor opção. Reflita sobre suas palavras e seus sentimentos naquele momento. Respire fundo e se coloque no lugar do outro. Vai por mim, isso vai facilitar o processo.
3- Tenha empatia
Ter empatia não significa que a pessoa esteja correta, mas é compreender por que aquela pessoa pode ter pensado ou agido de tal forma. Suas vivências são diferentes, portanto, pensar de formas opostas faz parte do ser humano.
3- Autocontrole
Sim, é o mínimo, e em momentos de tensão podemos colocar nosso autocontrole debaixo do tapete e partir para uma agressão verbal, e em alguns casos, até mesmo a física. É importante ficar atento a sinais de que esteja perdendo o controle.
Vivemos um período de muitas dificuldades e estresse, e uma boa dica pode ser pedir para continuar a conversa em outro momento e esperar a poeira abaixar. Na maioria das vezes, a discussão era apenas calor do momento.
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