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Microgerenciamento: saiba o que é e como pode afetar o seu negócio

Microgerenciamento: saiba o que é e como pode afetar o seu negócio

Microgerenciamento é uma forma de gestão utilizada por muitos líderes, como forma de manter o seu time produzindo e a fim de garantir os resultados previstos, mas que a longo prazo, traz alta rotatividade, equipe desmotivada, baixa produtividade, desgaste e um péssimo clima organizacional.

Esse é um modelo de liderança extremamente sufocante e centralizado, onde colaboradores não possuem autonomia para exercerem suas funções, trabalhar sua criatividade e solucionar problemas.

Microgerenciamento: saiba o que é e como pode afetar o seu negócio

Além disso, é uma visão estreita do negócio, onde o líder na maioria das vezes não leva em conta outras opiniões e não tem abertura para novas ideias, tornando a organização sem inovação.

Como consequência, o turnover se torna constante e rotineiro, trazendo altos custos de desligamentos.

Você é um microgerenciador?

Ficou em dúvidas ou não quer assumir que possui esse estilo de gestão? Vou te ajudar com uma avaliação:

  • Não gosta de delegar tarefas e responsabilidades por achar que ninguém é capaz de fazer bem feito;
  • Fica o tempo inteiro perguntando como está o andamento dos projetos;
  • Exige que te consultem a cada decisão ou passo.

Se você respondeu “sim” para todas as perguntas, então SIM, você tem as características de um microgerenciador.

Por que é errado fazer microgerenciamento?

Uma liderança inspiradora é indispensável para que seu negócio dê certo, e no microgerenciamento é algo que não existe.

Microgerenciamento: saiba o que é e como pode afetar o seu negócio

Você deve ter uma liderança onde a cultura do feedback e orientação fazem parte do dia a dia, entretanto, líderes pecam quando começam a controlar cada passo de sua equipe, exigem aprovação de cada e-mail, cada tarefa executada, cada contato realizado entre muitas outras funções. 

Além da energia entregue nesse tipo de gerenciamento e o estresse por não conseguir controlar tudo, a centralização traz sérios problemas psicológicos aos gestores. Dessa forma, afeta não só a vida profissional, mas pessoal. 

Diante disso, o que traz mais benefícios: treinar seu time para que eles desempenhem seus papéis da melhor forma possível e de forma independente, ou centralizar cada tarefa executada, sendo que esse tempo poderia ser utilizado para expansão de sua organização e melhoria de resultados?

Como mudar o estilo de gestão?

Primeiramente, avalie sua gestão e tenha autocrítica. Reconheça que você possui um estilo de liderança controladora, e comece a trabalhar isso em si mesmo. Você não vai conseguir controlar tudo, nem como líder, nem em qualquer área da sua vida, e vai por mim, a partir do momento que você colocar esse pensamento em prática, muitas coisas irão mudar em sua vida.  Caso não consiga adotar um outro modelo de liderança, procure um especialista para te auxiliar nessa jornada.

Além disso, é importante deixar o ego de lado e solicitar o feedback de seu time. Esse tipo de abertura vai formar um laço de confiança.

Microgerenciamento: saiba o que é e como pode afetar o seu negócio

Depois, faça uma análise de sua equipe. O seu time é qualificado? Você fornece treinamentos? Seu processo de contratação é efetivo?

Ao invés de gerenciar cada tarefa de forma individual, faça reuniões gerais semanais, estipule metas, oriente e tire dúvidas.

Se você se identificou com algumas características do microgerenciamento, é importante começar a adotar uma nova postura como líder a partir de hoje. 

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