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7 técnicas para uma liderança de sucesso

7 técnicas para uma liderança de sucesso

7 técnicas para uma liderança de sucesso

Antes de ser um grande líder, é necessário ser um bom comunicador. Comunicação e liderança andam de mãos dadas, e nesse artigo, vou contar as 7 técnicas para uma liderança de sucesso que adquiri através de vivências e muito estudo ao longo de meus 30 anos de carreira.

7 técnicas para uma liderança de sucesso

Dentro de uma organização, é essencial deixar claro que colaboradores e gestores, estão do mesmo lado, e só uma comunicação assertiva vai gerar confiança e engajamento necessário para que haja um bom clima organizacional.

A escuta é tão importante quanto a fala e saber como seus colaboradores se sentem, quais estão sendo seus obstáculos dentro da organização, seus sonhos e a forma de lidar com cada um é imprescindível, só assim você vai evitar ruídos que podem trazer grandes problemas futuros.

Como ser um grande líder?

1- Conheça seu time

Nada mais eficiente para conhecer sua equipe do que fazer uma análise comportamental. Ela é eficaz e ajuda a aprimorar os times para torná-los mais produtivos, além de mostrar qual a melhor maneira de lidar com cada um.

Todos nós somos diferentes, e muitas vezes, temos talentos desperdiçados em funções que não se encaixam em seus perfis.

Liderança de sucesso

Outra vantagem é auxiliar no processo de recrutamento e seleção. Assim, os responsáveis terão mais clareza para decidir qual candidato está de fato alinhado com a cultura da empresa.

Em geral, os benefícios da gestão comportamental são:

  • eficácia nos processos de recrutamento e seleção;
  • melhoria do clima organizacional;
  • maior produtividade na equipe;
  • retenção de talentos;
  • baixa no índice de turnover.

2- Motive

Temos sonhos e desejos diferentes, e quando o líder sabe onde sua equipe quer chegar, fica muito mais fácil fazer a sua equipe engajar e se alinhar com as ambições da corporação.

Lembre-se: motivação nem sempre está atrelada a aumentos ou bonificações, mas sim em realização pessoal e reconhecimento.

3- Tenha transparência

Nada pior para uma empresa que a falta de transparência entre líderes e equipe, isso gera conflitos, problemas internos e ruídos na comunicação.

Por isso, é de extrema importância existir honestidade, seja para notícias positivas ou negativas. Como falei anteriormente, a honestidade vai trazer a confiança necessária para você e sua equipe caminharem juntos.

4- Escute

Líderes são profissionais acessíveis, que escutam e extraem boas lições de cada conversa. 

O líder pode até ter mais conhecimento sobre determinado assunto, mas não significa que sempre tem razão, dessa maneira, é importante gerar debates e fazer com que todos se sintam ouvidos.

Sua equipe precisa saber que são peças chaves na corporação, na maior parte das vezes eles não querem aprovação para saber se estão certos ou não, mas sim que suas opiniões foram relevantes.

5- Deixe os objetivos e expectativas claras para os colaboradores

Logo no primeiro momento da contratação, é importante um diálogo onde é explicado quais são as metas e resultados esperados de seu colaborador, assim como a influência de um trabalho bem executado em toda organização.

Porém, da mesma maneira que é importante traçar metas, é fundamental acompanhá-las, sempre realizando feedbacks. 

O feedback – tanto positivo, quanto negativo – é uma das ferramentas de comunicação mais importantes dentro de uma equipe.

7 técnicas para uma liderança de sucesso

É importante agir com empatia e estabelecer uma relação de confiança com as pessoas do time. Isso abre o diálogo, torna as pessoas mais acessíveis e facilita o feedback – além de deixar o clima muito mais leve e colaborativo.

O momento de alinhar os colaboradores às necessidades e metas da empresa é de extrema importância, que tem como objetivo estimular o bom desempenho do colaborador, fornecer direcionamento para potencializar os resultados e estimular a produtividade.

O feedback precisa ser objetivo e transparente, e é uma forma de reconhecer as aptidões da sua equipe, mostrando que você acredita neles.

6- Comunique-se de forma assertiva

Todo líder precisa se comunicar de forma eficaz para engajar e alinhar o time na busca por bons resultados. Sua comunicação é a responsável pela criação de conexão e confiança. A afinidade e a forma de falar podem aproximar pessoas, e a falta pode afastar.

7- Seja uma fonte de inspiração

Como dar um feedback positivo e mostrar o valor dos colaboradores

Nada de “Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço”, seja você a maior fonte de inspiração de seus liderados, mostrando valores, paixão pela corporação, busca por resultados constantes e cuidado por todos.

Como está sua liderança e comunicação? Pronto para colocar em ação tudo o que foi falado hoje?

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