As pessoas carismáticas têm hábitos únicos e o que identifica essas pessoas, diferente dos outros indivíduos, não é apenas o que elas fazem, mas sim o que elas fazem de diferente. E vai por mim, carisma é algo que você vai querer aprender para prosperar em seus projetos e relações.
Aliás preste atenção em uma frase:
“As pessoas compram, seguem e curtem de quem elas gostam.”
Não é assim com você? Você segue aquela pessoa que se identifica e gosta mais.
Já entrou em uma loja que até gostou do produto, mas não comprou por causa do vendedor? Já deixou de seguir alguém que até gostava do conteúdo, mas não gostava do jeito da pessoa, e nem sabe o motivo?
Isso tudo tem a ver com carisma
E tá tudo bem, porque o nosso cérebro está programado para esse tipo de atitude, se você não gostar, não rolar química e atração, acontece o distanciamento.
Afinal, o que é carisma?
A palavra vem do grego que significa chárisma que deriva da cháris, que significa graça.
Boa parte da visão que as pessoas tem sobre você, vem do seu carisma. A pessoa carismática deixa uma energia emocional no ambiente. E isso não significa ter a intenção de ser o centro das atenções, ele é transmitido de forma real e integra.
Você precisa ser uma pessoa interessada e pensar nos outros. Esse é o caminho das pessoas carismáticas: serem positivas e agregarem valor aos que estão ao seu redor.
Carisma é um dom?
Todos nós temos potencial para sermos carismáticos e podemos desenvolver isso com algumas orientações:
1- Comunique-se: se comunicar bem não é apenas falar bem, mas saber ouvir, para entender melhor o outro e construir consenso.
2- Ter bons relacionamentos: compreender as diferenças, respeitar opiniões, culturas, crenças e motivações. Saber viver com pessoas que pensam e se comportam diferente, se colocar no lugar do outro e com isso flexibilizar seu próprio comportamento para atender as expectativas dessas pessoas.
3- Conhecer a si mesmo: saber gerenciar suas emoções, direcionar seus pensamentos em direção aos resultados, construir uma autoimagem positiva, onde a motivação e a autoconfiança estejam presentes, para fortalecer sua própria identidade.
4- Seja realizado: é colocar em prática suas palavras e intenções, com o objetivo de gerar resultados. Não adianta falar as coisas da boca pra fora, e não realizar nada.
5- Pratique presença: Converse, faça perguntas interessantes e demonstre interesse em descobrir mais sobre o outro. A maioria das pessoas gostam de falar delas mesmas, e quando você faz o contrário, faz com que a outra pessoa se sinta especial.
6- Tenha uma imagem de poder: a forma como você se veste, se comporta, age e fala.
7- Ser uma pessoa positiva: ninguém gosta de ficar ao lado, ou acompanhar pessoas negativas.
8- Sorria: encontre o lado divertido das coisas e viva a vida de forma leve.
9- Conte histórias: todo mundo tem experiências bacanas que podem compartilhar com o outro, pessoas carismáticas compartilham e faz com o que o outro sinta essa mesma vontade. Tenha a coragem de compartilhar o que sabe.
Observe seu melhor amigo
Quer aprender a ter carisma? Observe os cachorros, eles são sempre amigáveis e felizes.
No livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, o autor cita que o cachorro é o único animal que não precisa trabalhar para viver. A galinha precisa botar o ovo ou vai para a panela, e o cachorro só precisa dar amor e carinho, porque nós somos completamente apaixonados por eles.
Já chamou a atenção do seu cachorro? O que ele fez? No minuto seguinte em que o chamar, ele vem sem rancor, e constrói ali novamente, um ambiente de amor, respeito, atenção. Seria bom aprendermos a não nos deixarmos levar por mágoas, com eles podemos aprender a perdoar e sermos perdoados.
Já reparou que quando você chega em casa o seu cão não pode deixar de expressar a alegria que sente ao te ver novamente? Enquanto nós, muitas vezes, reprimimos sentimentos, os cães colocam tudo para fora, e não mede a felicidade de cada detalhe.
Os cachorros são especialistas em fazer amigos, são especialistas em conquistar pessoas, e temos muito que aprender com eles!
Gostou? Compartilhe com seus amigos.
Entre em nossa comunidade do Telegram e receba mais dicas como essa.