Uma apresentação é um grande momento em que você pode ganhar a confiança de clientes, chefes, professores ou o momento onde pode afundar sua reputação, e nesse post, vou te dar estratégias infalíveis de linguagem corporal para sua próxima apresentação.
Uma boa apresentação é o seu passaporte para você alcançar o que quer, portanto, quanto mais planejamento, melhor será o seu resultado final. Porém existe um detalhe que a maioria das pessoas esquecem, e que normalmente te dá a sentença final: a linguagem corporal e sua performance durante a sua apresentação.
Muitas pessoas capricham no visual, treinam a fala, mas esquecem de um detalhe importante como a linguagem corporal! A linguagem corporal é como o corpo “fala” através de gestos, expressões faciais e posturas.
Entender a sua linguagem corporal faz com que você transmita segurança, confiabilidade e firmeza para seu interlocutor.
A linguagem corporal esconde muitos segredos, e vou listar primeiramente 5 coisas que você NÃO deve fazer em apresentações:
Evitar contato visual
O olhar é uma das partes mais expressivas do nosso corpo. É através dele que conseguimos perceber os sentimentos do outro. Em uma apresentação, ele pode deixar claro sua insegurança.
Gesticular rapidamente
Isso significa nervosismo e pode ser uma distração para seu público, pois irão focar na sua inquietação, não na sua mensagem.
Cruzar os braços
Ele pode ser como uma “barreira física”, mostra pouca ou nenhuma abertura para sua audiência.
Esquecer de sorrir
Além de deixar claro o seu nervosismo, isso poderá causar antipatia. Sorria e conecte-se com seu público.
Usar objetos de apoio
O que isso significa? É comum ser usado objetos para disfarçar o nervosismo, e é aí que tudo piora. Por exemplo, ficar apertando canetas, ou qualquer objeto que possa tirar a atenção de seu público, e deixar claro que não está nada confortável ali.
Em uma apresentação você tem a chance de ganhar ou perder a confiança de um cliente, um contrato assinado, emprego e até mesmo a sua reputação. Por isso é extremamente importante muita preparação, tanto física, como mental para esse grande momento.
Para desfrutar ao máximo de seu material e sua chance, tenho algumas dicas de linguagem corporal que irão ajudá-lo a passar uma imagem profissional mais confiável.
Lembre-se: A primeira impressão é a que fica e é nos primeiros instantes que você deve impressionar. Todo o corpo fala e é através de gestos, atitudes e movimentos que o público pode perceber seu estado de espírito.
Cuidado com a postura
Ela pode passar uma imagem de desleixado(a), mantenha sempre os ombros alinhados
Recomendo que você utilize ambas as pernas como apoio, sempre distribuindo o peso. Para uma postura elegante, evite pernas muito abertas ou completamente fechadas.
Mantenha sua cabeça reta, pois projetá-la para cima, demonstra arrogância e curvá-la para baixo exprime humildade em excesso.
Solte suas expressões faciais
O rosto é o ponto onde mostramos nossas emoções, intenções e confiabilidade. E diante de um público, todos estarão atentos ao que suas expressões estão dizendo.
Deixe suas expressões serem guiadas pelos temas de sua apresentação, isso vai fazer com que você pareça sincero e mais humano, o que já é um grande caminho percorrido na missão de persuadir a sua audiência.
Vista-se adequadamente
Pesquise sobre seu público para que possa se vestir adequadamente.
Estude a apresentação
Evite improvisos.
Mova-se livremente
Não fique andando como um leão na jaula de um lado para o outro, mas também não fique como uma estátua, faça movimentos leves e ande para os dois lados do palco!
Parecem coisas simples, porém quando aplicadas, são ferramentas poderosas e que te farão dar um show!
Gostou do artigo? Deixe seu comentário.