Bom humor e aquela voz alta que dá para escutar de longe: não é difícil identificar uma pessoa extrovertida. Conhece alguém assim? Ou se reconheceu?
Extroversão é a pessoa que se energiza por meio da interação com os outros, enquanto os introvertidos tendem a se cansar com essa atividade e necessitam de um pouco mais de solidão para “recarregar” as energias. Em outras palavras, o introvertido é mais orientado para o seu interior, enquanto a pessoa extrovertida fica voltada ao mundo exterior.
Segundo Carl Jung, psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica, nenhuma pessoa é 100% introvertida ou 100% extrovertida e podemos ter traços desses dois aspectos de personalidade.
As pessoas com traços associados a altos níveis de extroversão tem como caraterísticas
- Sociáveis;
- Assertivas;
- Bem humoradas;
- Simpáticas;
- Animados;
- Otimistas;
- Abertas;
- Falantes;
- Motivadores;
- Desinibidos;
- Maleáveis a mudança;
- Proativos;
- Amigáveis.
Vantagens
- Extrovertidos normalmente tem muitos amigos;
- Geralmente nas reuniões são os primeiros a falar;
- São ótimos vendedores porque falam mais prontamente com o cliente.
Desvantagens
- De vez em quando, o extrovertido fala mais do que devia;
- As pessoas podem achar que o extrovertido é egoísta, roubando sempre a palavra, quando na verdade ele está pensando em voz alta.
Conselhos para Extrovertidos
- Segure sua vontade de agir com impulso;
- Conecte-se mais com seu mundo interior;
- Não seja impaciente com os outros;
- Não interrompa os outros em sua fala;
- Escute mais.
Extrovertidos nos negócios
Normalmente extrovertidos são mais mais notados, e isso é algo que pode ser uma vantagem no mundo dos negócios. Eles gostam de trabalhar em equipe, debater ideias e expressar suas opiniões. Ser sociável é uma das maiores características de um extrovertido e isso faz com que ele tenha uma grande rede de Networking. Eles possuem uma forte tendência de destaque em cargos como gerência.
Outras opções ligadas a esse perfil são da área da saúde (enfermagem, psicologia, etc). Essas funções exigem um constante contato com os pacientes, com os seus familiares e com os demais profissionais de um hospital por exemplo.
A docência também é indicada, uma vez que o professor precisa ter influência para atrair a atenção dos alunos para si. Atuação, jornalismo, relações públicas, turismo e marketing são outros exemplos.
E agora, ficou fácil identificar uma pessoa extrovertida? Me conta aqui nos comentários.
Leia também: “Como saber a diferença entre timidez e introversão”
Quer fazer parte de uma comunidade com muita troca de conhecimento? Clique aqui e faça parte.