Como ter uma comunicação assertiva com a equipe e liderar com confiança?
Um líder inspirador é sempre um bom comunicador, pelo menos é como devia acontecer. Como ter uma comunicação assertiva com a equipe e liderar com confiança? Essa é a pergunta de ouro. Vemos líderes tecnicamente preparados, mas que não sabem se comunicar com a equipe, motivar e ouvir o grupo. É indispensável comunicar-se com clareza e objetividade, com uma linguagem positiva para que nossas ideias sejam bem entendidas pelo time.
Comunicação assertiva é a capacidade de apresentar ideias de forma clara, sem trazer inseguranças ou medo. Um time com bons desempenhos provavelmente tem a comunicação como base e impulso. Portanto, um líder assertivo tem mais confiança e é mais respeitado.
Comunicação e liderança
Comunicação e liderança andam de mãos dadas, e sim, ela pode ser adquirida. Ela traz um clima amistoso, onde colaboradores não se sentem mal em concordar e discordar de suas ideias, além de possibilitar trocas de opiniões, ideias e sentimentos.
Antigamente, era comum ver líderes carrascos, onde tinham uma liderança de imposição e medo. Esse tipo de liderança nunca funcionou, ela trás alto índice de turnover, baixa produtividade e forma um time que “não joga junto”.
Pense comigo na quantidade de problemas que conseguimos evitar com uma liderança que tem como base a comunicação e confiança? Onde se procura o fator e a solução ao invés de se buscar um culpado?
Isso só trás benefícios a corporação, e todos os lados ganham quando se agiliza a solução de problemas, há um clima agradável que como consequência aumenta a produtividade, assim como um impacto de qualidade superior no produto ou serviço final.
Gostou de todos os benefícios da liderança assertiva? Vou te passar um passo a passo para você começar a aplicar hoje com seu time, vamos nessa?
Inteligência emocional
Em situação de tensão, podemos deixar com que sentimentos ruins falem por nós, e aí entra a importância de se ter inteligência emocional. Só ela é capaz de nos auxiliar a manter calma e ajudar a deixar sentimentos sabotadores de lado.
Observe
Entenda como sua fala impacta o outro: Você observa medo e desinteresse? Ou vê pessoas que gostam de opinar e te ouvem com respeito?
Se você respondeu sim à primeira questão, é hora de observar o que está causando e mudar a condição.
Seja o maior exemplo
Na liderança e em nenhum ambiente funciona o “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” Lidere pelo exemplo e seja a maior fonte de inspiração e exemplo de seus liderados.
Invista em treinamentos para seu time e para si
Quando você domina os assuntos que condizem com sua área de atuação, você passa a ter mais confiança e credibilidade. Isso é fundamental para um líder, mas não podemos deixar de citar os liderados! Eles também precisam se desenvolver, e ter um plano de capacitação e treinamentos vai aumentar a qualidade de trabalho além de auxiliar na comunicação assertiva.
Escute e respeite
Entender e respeitar as limitações dos liderados tem que fazer parte do dia a dia do líder. Ser assertivo envolve comunicar-se com clareza e estabelecer a própria vontade sem parecer rígido, porém, também é preciso escutar a opinião dos colaboradores, ouvindo-as sem julgamentos.
Líderes são profissionais acessíveis, que escutam e extraem boas lições de cada conversa.
Sua equipe precisa saber que são peças chaves na corporação, na maior parte das vezes eles não querem aprovação para saber se estão certos ou não, mas sim que suas opiniões foram relevantes.
Comunique-se de forma assertiva
Ao longo de todo artigo falamos sobre comunicação, seja ela de forma verbal ou corporal. Não tem como ser um bom gestor sem uma comunicação assertiva. Só ela é capaz de engajar e alinhar o time na busca por bons resultados, além da criação de conexão e confiança.
Seja direto
Sem complicações, tenha ideias claras e não fique enrolando para dizer o que realmente quer.
Se quiser mesmo ser assertivo, seja direto e firme, mas claro, sem ser indelicado.
Fique atento ao seu ouvinte
Falar bem e de forma direta é essencial, entretanto, dê espaço para que o outro fale também. Ao longo da fala você pode até ter um outro tipo de opinião, mas só depois de ouvir o que o outro tem a dizer é que você terá embasamento suficiente para questionar de maneira lógica e coesa.
É necessário ter empatia para entender que não existe verdade absoluta, que tudo depende do ponto de vista. Observe se a pessoa está entendendo o que você quer dizer e reflita sobre como você está passando o seu feedback ao outro.
Cuidado com a linguagem corporal
Lembre-se sempre de que o corpo fala e fique atento aos gestos que você faz durante seu discurso ou enquanto ouve os argumentos de algum liderado. Sem um bom alinhamento, você pode dizer uma coisa com as palavras e usar uma linguagem corporal que transmita algo totalmente contrário.
Gostou do conteúdo deste artigo e deseja melhorar sua liderança, reforçando a comunicação assertiva e fazer capacitações com sua equipe? Entre em contato e saiba mais!