Como dar um feedback positivo para seus colaboradores
O momento de alinhar os colaboradores às necessidades e metas da empresa é de extrema importância, que tem como objetivo estimular o bom desempenho do colaborador, fornecer direcionamento para potencializar os resultados e estimular a produtividade. É essencial que todos entendam seus pontos de melhorias, de acertos e saibam que estão correndo para o mesmo lado.
Existem diversas formas de fazer isso, claro, sempre com afeição, respeito e cuidado, pois a ideia é sempre criar um ambiente amistoso. Dessa maneira, o profissional fica cada vez mais incentivado a desenvolver seu trabalho. Uma resposta mal apresentada pode ferir, desmotivar e sabotar relações, portanto, é importante ficar atento.
Como dar um feedback
O feedback precisa ser objetivo e transparente, e é uma forma de reconhecer as aptidões da sua equipe, mostrando que você acredita neles. Pode ocorrer entre líderes e colaboradores, entre clientes e empresas. Ela gera oportunidades de melhorias profissionais, e quando solicitada, no pessoal.
Na prática, o feedback positivo funciona assim:
- No primeiro momento, é necessário fazer a medição do desempenho, como a avaliação do atendimento, andamentos das vendas, comportamento com os demais colegas de trabalho e clientes etc.
- Em seguida, o gestor faz o balanço de todos os dados consideráveis, tanto positivos quanto negativos;
- O primeiro momento é para falar do que está indo bem;
- Só depois de parabenizar o colaborador, é que os pontos de melhorias são citados;
- Por fim, gestor e equipe desenvolvem medidas para manter o que está bom e aperfeiçoar o que não está desenvolvendo um plano de ação.
Com essas etapas do feedback positivo, o gestor ajuda a criar uma cultura de evolução, a equipe começa a transformar críticas e problemas em soluções, criando estratégias em união para corrigirem as falhas.
Dentre os benefícios, destacam-se:
Motivação da equipe: O feedback é uma ferramenta capaz de motivar profissionais e equipes inteiras, já que traz oportunidades de melhoria que é capaz de engajar, unir e dar ânimo profissional.
Melhora o desempenho: A transparência entre o que é esperado e o que está sendo atingido, proporciona a visão do todo, resultando na melhora do desempenho do profissional em atingir as expectativas e seguir evoluindo;
Processo contínuo de aprendizado: Quando todos sabem o que precisa ser melhorado, a busca por aprendizados e animação trazem resultados conjuntos. São vantagens para ambos os lados: empresa, que expande seu crescimento; e colaborador, que evolui e tem a chance de crescimento na empresa.
Já para as organizações, a importância do feedback também é expressiva:
- Aumento da confiança e da produtividade da equipe;
- Diminuição do turnover (rotatividade de funcionários);
- Evolução na qualidade de produtos e serviços;
- Diminuição da distância e da hierarquia entre líderes e funcionários;
- A empresa se torna um local agradável para se estar.
Feedback e seus cuidados
No momento de conceder o feedback, há outros cuidados que você deverá tomar:
- Enrolar e generalizar: seja direto e específico. Objetividade é essencial para que o recado seja entendido;
- Citar pessoas que não estão na conversa, lembre-se, seja objetivo;
- Feedbacks em público: ainda que o feedback seja construtivo, evite falar na presença de outras pessoas. O ideal é sempre de forma discreta;
- Basear-se em achismos: todo o feedback tem que ter fundamento em dados e fatos;
- Focar apenas no passado: pontuar ações passadas pode ser importante, mas é preciso dar direção ao avaliado, com o olhar para o presente e futuro;
- Não cuidar do tom de voz: falar em tom rude pode trazer resultados ainda mais negativos;
- Elogiar e criticar demais: o equilíbrio é a melhor forma para atingir sucesso.
Exemplos de feedback positivo e negativo
Algumas organizações possuem o hábito de só oferecer o feedback quando algo não está conforme planejado. Muitos adiam simplesmente por medo da situação, e vão driblando a condição até onde conseguem.
O ideal é oferecer os dois tipos de feedback, tornando-os recorrentes.
Veja um exemplo de feedback positivo e negativo no trabalho:
- Exemplo de feedback negativo: – Maria, você tem entregado suas atividades com atraso, isso está prejudicando outros setores que dependem deles para executar suas tarefas. O que podemos fazer sobre isso? Você está sobrecarregada? Faltam dados ou algum recurso para auxiliá-la?
- Exemplo de feedback positivo: – No entanto, Maria, seus relatórios são bastante completos e assertivos, você tem recebido elogios de todos!
Você já tinha parado para pensar em todos os benefícios que um feedback positivo pode trazer? E em como ele pode ser fácil?
Neste post você entendeu como o feedback positivo afeta a motivação e o desempenho da sua equipe.
Para aumentar ainda mais seus conhecimentos, escrevi um artigo sobre comunicação assertiva no ambiente de trabalho, vamos lá?