Como vender mais e conquistar clientes?
Como vender mais e conquistar clientes é uma dúvida coletiva, e requer muito estudo, esforço e planejamento.
Com o crescimento do mercado digital e a diversidade de produtos a disposição, buscar diferenciais e estar sempre se atualizando diariamente virou necessidade pra quem quer vender mais e conquistar clientes.
Uma questão muito importante que deve ser considerada em qualquer negócio é entender seu público, treinar seus colaboradores e ter uma boa divulgação são alguns dos exemplos do que pode ser feito para atrair clientes e vender mais.
Quer melhorar suas estratégias de vendas, e conquistar mais do que compradores, mas clientes fiéis? Então continue lendo esse artigo.
1- Saiba quem é o seu público
Seja loja física ou virtual, você precisa saber quem é o seu cliente. Essa regrinha é básica, e deve ser pensada antes mesmo de abrir seu negócio. Já ouviu a expressão “vender carne para vegano”?, se você não sabe quem é o seu cliente, este pode ser o erro que está deixando suas vendas a desejar.
Vou deixar aqui um passo simples para você montar sua persona, vamos lá?
Procure saber tanto dados demográficos e geográficos:
- Homem ou mulher?
- Qual idade?
- Qual a renda média?
- Onde mora?
Outros dados comportamentais:
- Quais seus sonhos e metas?
- Quais os medos?
- O que compram e com qual frequência?
- Quais são as principais dificuldades que eles possuem?
- Como a sua empresa pode sanar essas dificuldades?
Ao montar sua persona, você vai conseguir pensar em ações que vão de encontro com as necessidades de seus clientes, proporcionando mais retorno e evitando muitos problemas futuros.
2- Tenha um bom atendimento
Já ocorreu de voltar a um estabelecimento simplesmente porque foi bem atendido e se sentiu “em casa”? Pois é, então por experiência própria, sabe que ter um bom atendimento faz toda diferença.
O atendimento é crucial na hora de realizar boas vendas, portanto, invista em treinamentos que irão capacitar sua equipe.
Uma ferramenta que vem ganhando muito destaque no mercado é o Perfil Comportamental, que é uma metodologia reconhecida mundialmente para o autoconhecimento, seleção e desenvolvimento de pessoas para empresas e cargos e até mesmo para saber lidar melhor com seus clientes.
Já imaginou você conseguir entender melhor sua equipe, descobrir as principais competências, pontos a desenvolver, tendências de comportamento, estilo de comunicação, liderança, valores entre muitas outras informações? Isso irá ajudar a manter seu time motivado e preparado para lidar com todo tipo de perfil de cliente.
3- Faça o bom uso das redes sociais
Segundo dados revelados por uma pesquisa da mCommerce no Brasil 2019, feita pelo PayPal em parceria com o Ipsos, a compra pelas redes sociais é mais frequente entre brasileiros. Por aqui, 43% dos consumidores usam a internet para fazer compras, enquanto no mundo a média é de 30%.
A pandemia veio pra mostrar a importância do online, e se você ainda não começou a investir, é melhor rever suas estratégias. Essa medida vem sendo adotada faz um tempo devido às mudanças comportamentais do consumidor, mas hoje, se tornou uma necessidade de sobrevivência no mercado.
Estar no online te permite:
- Alcance;
- Autoridade;
- Investimento de acordo com seu orçamento;
- Liberdade de tempo;
- Mobilidade e agilidade;
- Segmentação para o público certo.
Tá esperando o que para investir nas mídias?
4- Aprenda a Ouvir
Ser um bom ouvinte é uma das características mais importantes de quem quer vender mais e conquistar clientes. Esse é o primeiro passo para uma boa comunicação. Quando você ouve, entende o que o outro deseja, transmite empatia e oferece soluções adequadas.
5- Chame-o pelo Nome
Assim que iniciar o atendimento (seja online ou físico) se apresente e pergunte o nome de seu cliente. Ao longo do atendimento, repita seu nome, isso vai te ajudar a criar uma conexão instantânea, e o fará se sentir à vontade. Segundo Dale Carnegie, famoso autor do livro Como fazer amigos e influenciar pessoas, “o nome de uma pessoa é para ela, a palavra mais bonita do idioma”.
6- Encontre soluções
Nunca empurre uma venda, sempre encontre soluções. Ninguém compra um produto ou serviço. O cliente compra o que eles acham que o produto ou serviço irá fazer por eles.
Portanto, é muito importante estabelecer uma relação de confiança, deixe claro que você não está fazendo uma venda, mas sim, buscando as melhores alternativas que vão atender seu cliente. Esse tipo de relacionamento vai fazer com que seu cliente sempre volte e te indique para outras pessoas, afinal, o boca a boca ainda traz MUITAS vendas.
7- Acredite no que você vende
Você tem que acreditar verdadeiramente no que você está oferecendo. Quando acredita em algo, você consegue falar sobre o assunto com verdade, e isso transparece para outras pessoas.
Uma venda é motivada por confiança, e acreditar no seu produto, fará toda diferença.
Ao trabalhar com paixão, você encontrará a persistência necessária para não desistir nos momentos mais difíceis.
Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo e me conta o que vai começar a aplicar nos seus negócios.