Quantas vezes já ouviu ou falou a frase “Nossa, o tempo voou hoje!”?
Não tenho dúvida, às vezes parece que as tarefas diárias são maiores que as horas disponíveis que possuímos. Todos nós temos 24 horas por dia. Porém, você chega ao final do dia com a sensação que nada se concluiu?
Isso é muito comum, e apesar de todos termos 1.440 minutos todos os dias, faz parte da rotina ouvirmos reclamações sobre a falta de tempo. Mais como algumas pessoas parecem ter encontrado o equilíbrio perfeito entre a vida e o trabalho, enquanto outras estão sempre cansadas e com tarefas pendentes a fazer?
Somos muito mais que vida profissional
Muito além disso, temos nossa família, estudos, saúde física, mental e compromissos que vamos acumulando ao longo do dia…pronto, nossas 24 horas acabaram, e muita coisas se acumularam para o dia seguinte.
Você se identifica com o cenário acima?
Então esse artigo é pra você.
Gestão de tempo nada mais é do que o planejamento e organização para concretizar cada tarefa. Em outras palavras, é você estar no controle de tudo o que tem que ser feito, e tudo o que não é necessário naquele momento, dessa forma, você coloca sua energia em uma atividade de cada vez.
O tempo passa muito rápido, e não podemos gastá-lo com atividades que não tem nada a ver com nossas prioridades, objetivos, vontades e sonhos. Por isso é comum ouvir no final do ano “Nossa, o ano passou rápido demais, não fiz nada do que pretendia”, claro, como vai realizar sonhos em 365 dias sendo que as atividades são acumuladas ao longo dele? Tem uma frase que se encaixa perfeitamente nessa situação “A vida é curta, por isso não faça dela um rascunho, pois pode não dar tempo de passá-la a limpo”.
Pessoas com gestão de tempo, possuem uma administração de tarefas eficiente. Essa gestão influencia na rotina familiar, profissional e principalmente, pessoal.
Precisamos ter em mente coisas básicas:
- Não viver pensando na próxima tarefa;
- Executar e concluir uma tarefa por vez;
- Fique longe de distrações enquanto faz algo importante, como celulares, e-mail entre outros;
- Estabeleça prazos;
- Aprenda a dizer não;
- Comece pelo mais difícil;
- Não assuma compromissos além de sua capacidade.
Parece “bobo”, mas você não adotar essas estratégias, terá um acúmulo de tarefas desnecessárias, e que a longo prazo irá até te afastar de oportunidades, e até mesmo daqueles que ama.
Você pode ter o auxílio da tecnologia para conseguir otimizar seu tempo. Hoje existem diversas ferramentas que vão te ajudar a gerir o seu tempo de trabalho, planejar suas atividades diárias ou até mesmo um planejamento de longo prazo.
Adotando uma gestão de tempo eficiente você trás uma série de benefícios, diminuindo problemas como:
- Ansiedade;
- Estresse;
- Depressão
- Frustração por não terminar as tarefas;
- Problemas de saúde.
Com as horas do dia mais organizadas, é possível focar nas atividades de lazer, família e nos amigos, sem ter que ficar lidando com preocupações nesse meio tempo. As desculpas agora acabaram, então mãos na massa para agilizar essa gestão de tempo?
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